PROJETO ELEIÇÕES 2014

OBJETIVOS

Nesse projeto, o objetivo principal é ensinar os princípios básicos de democracia, além de conhecer as funções e os cargos dos políticos que governam o nosso país. Também objetiva-se a discussão sobre a importância do voto e dos caminhos políticos que nosso país deve tomar. 

RESPONSÁVEIS
Professora IVELISE (Geografia) e alunos do 7º Ano

PARTICIPANTES
Todos os alunos do Ensino Fundamental I e II

METODOLOGIA
Os alunos do 7º ano realizarão uma pesquisa sobre as eleições, a democracia, quais os cargos que serão disputados, a lei da ficha limpa, significado de votos brancos e nulos e todos os demais aspectos que envolvem uma eleição. 
Após a pesquisa, cada aluno desenvolverá um slide sobre a sua pesquisa e, ainda no mês de setembro,  o grupo apresentará para o Ensino Fundamental I e II, na aula de Atualidades, a pesquisa e o esquema do Projeto.
Como as eleições oficiais serão no dia 5 de outubro, haverá uma eleição no Henri Wallon, no dia 2 de outubro ( 5ª. feira), coordenada pelos alunos do 7º ano. Todos os alunos serão convidados a votar, com os respectivos “títulos”. Após a votação deverão assinar a lista de presença, além de receberem o comprovante de votação. Como o objetivo é simular uma eleição, haverá apenas o cargo de Presidente da República. Ao final, os votos serão apurados, assim como, o resultado do vencedor (a). A votação poderá ser realizada por meio de cédulas de papel ou pelo computador.

AVALIAÇÃO
Como o Projeto é da turma do 7º ano, somente  esse grupo será avaliado. A avaliação consta de 3 notas correspondentes à pesquisa; confecção do slide e participação e envolvimento no dia da eleição. A média será o resultado da soma das 3 notas, valendo peso 8 em Geografia.

MATERIAL
Título de eleitor (xerox em papel sulfite verde), lista dos alunos de Fundamental I e II, xerox do comprovante de eleição, 2 mesas para os mesários, laboratório de informática, 2 mesas para os outros mesários (entregar o comprovante), papel contact para encapar os títulos. 

TEMPO
Dispensa das atividades dos alunos do 7° ano no dia da eleição, pelo menos até a finalização da mesma. Será necessário 1 aula em horário pré estabelecido para a apresentação dos slides para o Fundamental I e outra data para o Fundamental II. 
Em sala, as professoras do Ensino Fundamental I entregarão aos alunos o título para que preencham com o nome, data de nascimento e carimbo do dedão. O Ensino Fundamental II fará o mesmo procedimento na aula de Geografia. 
Será necessário cerca de 15 minutos, por sala, para a realização da votação no dia 2 de outubro.

Grata, Professora Ivelise

Veja Todas as Notícias


   << Voltar

NOTÍCIAS

+

Aprimoramento Contínuo

Aprimorar-se continuamente faz parte da infindável evolução do ser humano! Nosso encontro de professores do fundamental 1 para fechamento do semestre trouxe reflexões sobre as metodologias aplicadas e uma apresentação da professora Cris Marsi so...

+

Teatro em Inglês

Depois de um grande desafio vem um grande salto evolutivo! Para treinar o idioma Inglês, nossos alunos de oitavo ano encenaram e praticaram o vocabulário com cenas do cotidiano. Entre as cenas escolhidas estão: comprar ingresso no cinema, uma passagem de ônibus...

+

Relaxamento - Integral

Trabalhar a concentração, equilíbrio emocional, percepção dos espaços, do corpo, das sensações, além do estado de presença, é algo que pode ser trabalhado desde cedo! A percepção sobre esses aspec...

+

Vulcão: A Experiência

A melhor maneira de explicar algo que não conseguimos ver facilmente é simulando na prática! Além do conhecimento ser assimilado por associação aos momentos positivos de socialização, outros estímulos são alcançados e tr...

+

Corpo e Nutrição

Você sabe exatamente o que come ou bebe? Já pensou que em uma caixinha de néctar (em embalagem de "suco") há mais açúcar do que a quantidade recomendada para um adulto consumir em um dia inteiro? Como o assunto dos projetos do quinto an...