Monte uma biblioteca em casa

É importante uma seleção de livros adequada à fase da criança. Ela precisa ser acessível ao seu entendimento e explorar sua evolução de maneira prazerosa. É necessário também que se conheça as preferências da criança.

Ontem eu postei uma foto no Insta da mini biblioteca que fizemos aqui em casa para os meninos. Quando recriamos um espaço para a brinquedoteca, senti que podia usar uma das paredes para pendurar as prateleiras com livros. Assim ficaria ao alcance dele e, principalmente do Rafinha, que ainda é pequeno. E deu supercerto!

E hoje eu juntei as dicas do que fiz em casa com as que eu recebi do clube de assinaturas A leiturinha. Afinal, nada melhor do que dicas de que é expert em leitura. Estimular o contato com os livros desde os primeiros anos de vida traz inúmeros benefícios para a criança, e isso a gente já sabe. Mas esse momento em família também fortalece a interação e o vínculo entre pais e filhos, aumenta o repertório cultural dos pequenos, a criatividade, a compreensão, o armazenamento de informações e o resgate de memórias passadas.

Olha como a leitura faz bem!

A gente costuma ler muito na cama. Geralmente fazemos isso a noite, antes de dormir. Mas, ao criarmos um espaço próprio para leitura, os meninos começaram a escolher os próprios livros e a lerem sozinhos.

Veja as dicas de como é fácil e legal montar uma brinquedoteca em casa:

 

1. Escolha um espaço

O primeiro passo é reservar um local adequado em casa. Pode ser um canto da sala que esteja sobrando, ou até mesmo uma parede vazia. Você poderá adequar seu projeto ao espaço que tem disponível.

2. Abuse da criatividade!

Monte prateleiras e estantes acessíveis às mãozinhas do seu pequeno. Existem algumas movelarias que comercializam estantes em tamanhos adequados, mas com criatividade vocês mesmos podem confeccionar uma. O importante é que a criança consiga manusear, sentir e tocar nos livros.

3. Crie um ambiente aconchegante

Não precisa de luxo. Um ambiente bem iluminado e algumas almofadas, tapetes ou puffs vão deixar o cantinho da leitura bem mais gostoso e aconchegante para se espalhar entre histórias e aventuras!

4. Aposte na curadoria do conteúdo

É importante uma seleção de livros adequada à fase da criança. Ela precisa ser acessível ao seu entendimento e explorar sua evolução de maneira prazerosa. É necessário também que se conheça as preferências da criança – observando o pequeno no seu dia a dia você poderá ter indícios claros das suas preferências literárias. Os clubes de leitura costumam fazer muito bem a seleção de livros de acordo com a idade das crianças. Vale a pena conhecer o serviço.

 

5. Organize os livros com seu filho

Defina uma maneira de organizar os títulos. Pode ser por gênero, autor, ordem alfabética, o que vocês acharem mais fácil! Seu filho também pode participar da organização, o que despertará ainda mais sua curiosidade.

6. Quantidade de livros

Não é necessário que se defina um número exato de títulos presentes na biblioteca do seu pequeno. É necessário que ele entre em contato com diferentes tipos de obras literárias e que esse contato esteja vinculado a uma rotina.

7. Novidades

Outro ponto muito importante é que esses títulos precisam ser renovados com uma frequência. Uma boa pedida é reservar dias para visitas a livrarias e/ou assinar um clube de livros infantis.

 

Fonte: http://dicademae.com/monte-uma-biblioteca-em-casa/

Veja Todas as Notícias


   << Voltar

NOTÍCIAS

+

Sistema Solar - Aula STEAM

Com um aplicativo, trabalhamos conteúdos sobre o Sistema Solar onde as características dos planetas são apresentadas em inglês garantindo a interdisciplinaridade da aula STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics / Ciências, Tecnologia, Engenharia...

+

Doces Frações

As frações estão constantemente presentes no nosso dia a dia, basta aprender a vê-las! Em casa, na hora de separar os ingredientes para um bolo, na escola na hora do lanche, dividir um petisco com o amigo, e por aí vai. Foi a partir dessas situaç...

+

Tecnologia Aplicada com blocos de Lego

Os Blocos de LEGO estimulam nas crianças a concentração, coordenação motora, raciocínio lógico e bases de cálculo. Além disso, utilizamos, para obter ainda mais proveito da aprendizagem, a metodologia 4C’s. A constru&c...

+

Planeta Inseto

Saber da importância dos insetos na sustentabilidade ambiental é algo que, para as crianças, merece ser passado de forma lúdica e interativa. Com isso, nossos alunos de Infantil IV e primeiro ano foram ao Instituto Biológico para vivenciar a exposi&cced...

+

As Artes no HWR!

Nosso professor Eros, de Artes, vivencia com seus alunos diversas técnicas e conhecimentos artísticos por meio de diferentes ferramentas e aplicações. Nas fotos, vemos cenários de papel em 3D, para o segundo ano, com base na obra de Paul Gaugui; Ambien...