10 esportes indicados para crianças

37% dos pais afirmaram que atualmente as crianças têm colocado o videogame e os jogos online à frente de atividades recreativas ao ar livre, como brincadeiras com os amigos e prática de atividades esportivas.

Se tem uma coisa que eu não tenho problema em casa é com a prática esportiva. Eu não preciso nem pedir e, se permitir, meu filho faz todas as aulas que a escola oferece. Além do treino do futebol, fora da escola, ele ainda faz: tênis de mesa, futsal (sim, de novo), judô, vôlei e esse ano resolveu entrar no circo. Todos são na escola, o que facilita a minha rotina de leva-e-traz. E, até agora, nunca atrapalhou os estudos. Vamos ver este ano… De qualquer forma, é bom trocar as atividades online pelo esporte, não acham? De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência, em junho de 2016, a pedido de Nebacetin, 37% dos pais afirmaram que atualmente as crianças têm colocado o videogame e os jogos online à frente de atividades recreativas ao ar livre, como as brincadeiras com os amigos e a prática de atividades esportivas, que ficou em 3º lugar na pesquisa.

Até porque nem sempre é fácil pensar em diversas atividades e na logística que elas exigirão… Somado a isso, tem o nosso comodismo em sempre deixar um pouco as crianças penduradas no tablet. Mas a precisamos saber que a criança precisa de mexer, correr e brincar, até porque o índice de sedentarismo infantil no Brasil é bem alto, e nós, pais, temos a nossa parcela de culpa. Para ajudar vocês incentivarem os filhos na prática esportiva durante as horas vagas, conciliando os estudos com atividades ao ar livre, segue uma lista com 10 indicações de esportes para crianças.

Futebol

O futebol é o esporte mais praticado na infância de uma forma geral (47%) e permanece sendo uma das atividades prediletas pelos meninos (60%). Mesmo sendo um esporte coletivo com vários jogadores, quem disse que pais e filhos ­não podem bater uma bolinha depois de fazer a lição de casa?

A atividade pode ser praticada já a partir dos cinco anos, ajudando no desenvolvimento da coordenação motora e outras habilidades, como equilíbrio e compreensão do espaço ao seu redor.

Vôlei

Outra atividade que possibilita a presença de toda a família é o vôlei, que pode ser praticado na praia, no campo e até mesmo na água. Segundo os resultados da pesquisa, esse esporte é praticado por 14% das crianças. Por volta dos sete anos de idade, a criança já pode iniciar de forma lúdica e recreativa a prática do voleibol.

Handebol

Pais e fi­lhos querem algo diferente do vôlei e futebol? Uma opção menos praticada (7%), mas também coletiva é o handebol, que tem como objetivo marcar o maior número de gols durante os sessenta minutos da partida. A prática pode ser iniciada a partir de seis ou sete anos de idade e os pais também podem aproveitar esse momento para ensinar como os pequenos devem trabalhar em equipe.

Dança

Essa é uma das atividades preferidas de qualquer criança! Segundo os pais que participaram da pesquisa, 29% dos filhos praticam algum tipo de dança. Além de ser uma atividade fácil e que pode ser exercitada na sala de casa, para dançar basta movimentar o corpo e se divertir, e essa premissa vale tanto para os pais, quanto para as crianças.

Escalada

Querem algo mais ‘radical’? A escalada é uma excelente maneira de brincar e ao mesmo tempo ensinar aos filhos sobre a importância de utilizar acessórios de segurança como capacete, cotoveleira e joelheira. 3% dos ­filhos dos entrevistados praticam escalada e essa prática deve ser estimulada a partir dos sete anos, pois nessa idade já há um maior controle do próprio corpo, além do fato de a criança já ter mais noção do perigo, algo que não é tão desenvolvido nos primeiros anos de vida.

Tênis

Uma maneira de iniciar a prática do tênis é jogando pingue-pongue e pode até ser uma atividade feita na mesa de jantar, entre pais e filhos. De maneira simples, caseira e divertida, possibilita a interação de ambos e certamente garantirá muitos momentos agradáveis em família durante as férias.

Para iniciar o esporte de verdade, recomenda-se que até por volta dos nove anos às bases do tênis sejam trabalhadas de forma lúdica, e só a partir de então haja contato com todas as técnicas especificas. De acordo com a pesquisa, atualmente 7% dos fi­lhos dos entrevistados praticam a atividade.

Natação

Uma das atividades mais praticadas segundo os dados da pesquisa, com 47% de adesão das crianças, é a natação. Seja na piscina ou no mar, a maioria das crianças aprende a nadar com seus pais. Um puxando o outro, dando apoio, brincando de ‘tubarão’ ou nadando nas costas dos pais, a atividade pode se transformar em uma divertida e refrescante brincadeira na água. Com diversos modelos de boias disponíveis no mercado, é uma ótima opção para a família aproveitar o tempo livre durante o verão.

Bike

Outra atividade que está entre as preferências dos fi­lhos é a bike (31%). Essa também é uma das atividades mais praticadas de fi­m de semana pelos pais (42%) e pode ser aproveitada para ser colocada em prática durante os momentos de lazer. Hoje em dia é possível escolher o modelo que melhor se adequa a cada necessidade seja para adultos ou crianças. Os pequenos, aos três anos, já possuem o aparato motor necessário para encarar a bike, usando sempre o equipamento de segurança e preferencialmente sob a supervisão de um adulto.

Skate

Meninos e meninas têm praticado cada vez mais a atividade (10%), estimulada por muitos pais amantes do esporte. A idade ideal para iniciar a prática é aos sete anos, quando a criança já desenvolveu um tipo de equilíbrio chamado propriocepção, que é a capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais. Sem isso fica difícil que ela consiga se equilibrar.

É fundamental a utilização de equipamentos de segurança e o ideal é que haja orientação profissional para evitar acidentes.

Capoeira

Gosta de dança? Do ritmo brasileiro? Uma maneira de brincar com os filhos e ainda ensinar um pouco da cultura do país é praticar capoeira. 11% dos fi­lhos dos entrevistados praticam o esporte no qual o ritmo que vem do atabaque, do berimbau e do agogô, é que dita o jogo, resultando em uma música característica. A capoeira é praticada em duplas, que executam movimentos ritmados simulando uma luta e, por isso, é ainda mais divertida se realizada entre pais e filhos.

A prática pode ser iniciada por crianças bem pequenas – há academias que aceitam alunos a partir de um ano de idade.

Fonte: http://dicademae.com/10-esportes-indicados-para-criancas/

Veja Todas as Notícias


   << Voltar

NOTÍCIAS

+

Sistema Solar - Aula STEAM

Com um aplicativo, trabalhamos conteúdos sobre o Sistema Solar onde as características dos planetas são apresentadas em inglês garantindo a interdisciplinaridade da aula STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics / Ciências, Tecnologia, Engenharia...

+

Doces Frações

As frações estão constantemente presentes no nosso dia a dia, basta aprender a vê-las! Em casa, na hora de separar os ingredientes para um bolo, na escola na hora do lanche, dividir um petisco com o amigo, e por aí vai. Foi a partir dessas situaç...

+

Tecnologia Aplicada com blocos de Lego

Os Blocos de LEGO estimulam nas crianças a concentração, coordenação motora, raciocínio lógico e bases de cálculo. Além disso, utilizamos, para obter ainda mais proveito da aprendizagem, a metodologia 4C’s. A constru&c...

+

Planeta Inseto

Saber da importância dos insetos na sustentabilidade ambiental é algo que, para as crianças, merece ser passado de forma lúdica e interativa. Com isso, nossos alunos de Infantil IV e primeiro ano foram ao Instituto Biológico para vivenciar a exposi&cced...

+

As Artes no HWR!

Nosso professor Eros, de Artes, vivencia com seus alunos diversas técnicas e conhecimentos artísticos por meio de diferentes ferramentas e aplicações. Nas fotos, vemos cenários de papel em 3D, para o segundo ano, com base na obra de Paul Gaugui; Ambien...