Atividades para ajudar as crianças a entender a matemática

Como aplicar a matemática para que as crianças a compreendam

Os pais têm a maravilhosa oportunidade e, sobretudo a responsabilidade de educar e ensinar as crianças. O processo da criança é algo que se realiza dia após dia, e, além disso, devem levar em conta várias áreas do desenvolvimento: o desenvolvimento físico, emocional e intelectual.

O mais habitual é que os pais encontrem tempo para ler um conto aos seus pequenos, inculcando às crianças algo tão importante como o amor pelo hábito da leitura, mas, o que acontece quando se trata de inculcar amor pela matemática? Essa matéria é tão importante como saber ler corretamente.

Atividades para que as crianças saibam para que serve a matemática

A matemática é uma matéria necessária para funcionar adequadamente na sociedade. E mais: deveria ser mais agradável do que realmente é para as crianças, e isto se pode conseguir com constância desde casa (e não somente na escola).

Para que as crianças comecem a apreciar a matemática, a primeira coisa que se deve fazer é alimentar a confiança dos pequenos diante da sua capacidade matemática, seu entendimento e para que a criança que a matemática é real e necessária para a vida diária. É tudo um desafio, mas que pode se conseguir sem problemas.

A vida real está cheia de oportunidades para ensinar matemática às crianças, porque a matemática está em tudo na nossa vida. As contas que são pagas, as moedas que são usadas, as comparações de preços, as medidas... Tudo requer matemática e cálculos. Mas, como aplicar a matemática na vida real para que as crianças a compreendam?

- Na cozinha: Para cozinhar, são necessárias as medidas dos ingredientes, conhecer o tempo de cozimento e entender as quantidades para que a criança compreenda como realizar as coisas.

- Medições: As crianças adoram usar as réguas e as fitas métricas e isso também é uma oportunidade para poder ensinar matemática aos pequenos. Qualquer momento é bom para ensinar matemática para uma criança, como, por exemplo, ajudar a um pai ou uma mãe a medir as coisas em um projeto de consertos ou trabalhos manuais caseiros e anotar tudo para que não se esqueça dos números importantes, algo divertido para praticar a medição e comparação de longitudes.

- Dinheiro: Isso é tão fácil como começar a acompanhar o papai ou mamãe ao supermercado e ensinar ao filho a comparar preços e a pagar no caixa. É uma boa forma de introduzir as crianças o conceito de gastar e economizar dinheiro.

Como você pode comprovar, são muitas as maneiras em que se podem utilizar a matemática na vida cotidiana, além disso, você poderá encontrar mais formas se atentar aos pequenos detalhes.

María José Roldán – Psicopedagoga
Mestre em Educação Especial (Pedagogia Terapêutica)

Fonte: https://br.guiainfantil.com/materias/educacao/aprendizagem/atividades-para-ajudar-as-criancas-a-entender-a-matematica/

 

Veja Todas as Notícias


   << Voltar

NOTÍCIAS

+

Sistema Solar - Aula STEAM

Com um aplicativo, trabalhamos conteúdos sobre o Sistema Solar onde as características dos planetas são apresentadas em inglês garantindo a interdisciplinaridade da aula STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics / Ciências, Tecnologia, Engenharia...

+

Doces Frações

As frações estão constantemente presentes no nosso dia a dia, basta aprender a vê-las! Em casa, na hora de separar os ingredientes para um bolo, na escola na hora do lanche, dividir um petisco com o amigo, e por aí vai. Foi a partir dessas situaç...

+

Tecnologia Aplicada com blocos de Lego

Os Blocos de LEGO estimulam nas crianças a concentração, coordenação motora, raciocínio lógico e bases de cálculo. Além disso, utilizamos, para obter ainda mais proveito da aprendizagem, a metodologia 4C’s. A constru&c...

+

Planeta Inseto

Saber da importância dos insetos na sustentabilidade ambiental é algo que, para as crianças, merece ser passado de forma lúdica e interativa. Com isso, nossos alunos de Infantil IV e primeiro ano foram ao Instituto Biológico para vivenciar a exposi&cced...

+

As Artes no HWR!

Nosso professor Eros, de Artes, vivencia com seus alunos diversas técnicas e conhecimentos artísticos por meio de diferentes ferramentas e aplicações. Nas fotos, vemos cenários de papel em 3D, para o segundo ano, com base na obra de Paul Gaugui; Ambien...