8 dicas para acordar as crianças sem dificuldade

Confira o que outros pais fazem para facilitar essa tarefa

 

O despertador toca e o sol invade a janela. A manhã está começando. Chegou a hora de seu filho ir para o banho, tomar o café da manhã e seguir para a escola. Mas, antes de tudo isso, um grande obstáculo: como acordar a criança?

Se você sofre com essa situação diariamente, as dicas abaixo podem ajudar a ter uma manhã mais tranquila, com menos choro, cochilos e preguiça. As sugestões foram produzidas a partir de relatos que mães e pais (seguidores da Crescer no Facebook) compartilharam conosco:

1. Acorde bem mais cedo do que o seu filho

Ao acordar antes da criança, você pode abrir um pouco a cortina do quarto dela, deixar a porta aberta e começar a realizar tarefas não muito barulhentas, como colocar o cereal do café da manhã na tigela ou tomar um banho, por exemplo. Assim, o pequeno notará que está havendo uma movimentação em casa e despertará aos poucos. Esse método é mais natural e faz com que a criança acorde mais tranquila, sem ter pressa.

 

2. Crie uma rotina

Manter um padrão no horário em que a criança deve deitar e acordar colabora para que ela construa uma rotina. Mesmo que seu filho estude à tarde, é importante que ele não demore tanto para despertar. Nesse caso, você pode orientar que a criança faça as tarefas de casa na parte da manhã, por exemplo. Isso dá motivação para sair da cama e ainda ajuda a criar um bom hábito.

 

3. Negocie as horas de sono

Se a criança foi dormir cedo e mesmo assim não quer acordar no horário que precisa, a melhor maneira é conversar e encarar as horas de sono como um "negócio". Explique que, se ela não consegue despertar pela manhã, precisará dormir cada vez mais cedo na noite anterior. Como as crianças gostam de brincar e ter momentos de lazer à noite, é muito provável que seu filho refute a sugestão e passe a se levantar rapidamente.

 

4. Um agradável despertar

Um método que também pode funcionar e deixar a criança feliz logo cedo é colocar a música favorita dela para tocar até que ela desperte. Impossível ficar irritada ouvindo a melodia de que tanto gosta.

 

5. Distribuição de carinho

Ficar ao lado do filho chamando o nome dele bem baixinho, dando beijinhos e fazendo cafunés com frases de afeto e ternura o farão acordar com um sorriso de amor no rosto. A afeição é uma ótima pedida para um despertar sereno e pacífico.

 

6. Ganhando pela barriga

Prepare um café da manhã com opções saudáveis e que seu filho goste. Frutas, pãezinhos e suco natural podem compor uma mesa deliciosa e atrativa para a criança. E não é preciso levar até a cama: é só avisar que o café está servido na mesa. Quem sabe?

 

7. Diversão logo cedo

Em alguns casos, brincadeiras logo de manhã deixam a criança animada e disposta a acordar. Uma dica é oferecer “caronas” no colo para a criança ir até o banheiro ou à cozinha.

 

8. Tática infalível

Se a situação está complicada, tente alternativas que deixarão a criança sem outra opção a não ser levantar. Um exemplo é escovar os dentes do seu filho ainda na cama. Na hora de enxaguar a boca, ele vai sentir a necessidade de levantar e ir ao banheiro. E, pronto, a criança já ficará de pé.

Veja Todas as Notícias


   << Voltar

NOTÍCIAS

+

Sistema Solar - Aula STEAM

Com um aplicativo, trabalhamos conteúdos sobre o Sistema Solar onde as características dos planetas são apresentadas em inglês garantindo a interdisciplinaridade da aula STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics / Ciências, Tecnologia, Engenharia...

+

Doces Frações

As frações estão constantemente presentes no nosso dia a dia, basta aprender a vê-las! Em casa, na hora de separar os ingredientes para um bolo, na escola na hora do lanche, dividir um petisco com o amigo, e por aí vai. Foi a partir dessas situaç...

+

Tecnologia Aplicada com blocos de Lego

Os Blocos de LEGO estimulam nas crianças a concentração, coordenação motora, raciocínio lógico e bases de cálculo. Além disso, utilizamos, para obter ainda mais proveito da aprendizagem, a metodologia 4C’s. A constru&c...

+

Planeta Inseto

Saber da importância dos insetos na sustentabilidade ambiental é algo que, para as crianças, merece ser passado de forma lúdica e interativa. Com isso, nossos alunos de Infantil IV e primeiro ano foram ao Instituto Biológico para vivenciar a exposi&cced...

+

As Artes no HWR!

Nosso professor Eros, de Artes, vivencia com seus alunos diversas técnicas e conhecimentos artísticos por meio de diferentes ferramentas e aplicações. Nas fotos, vemos cenários de papel em 3D, para o segundo ano, com base na obra de Paul Gaugui; Ambien...