8 dicas para acordar as crianças sem dificuldade

Confira o que outros pais fazem para facilitar essa tarefa

 

O despertador toca e o sol invade a janela. A manhã está começando. Chegou a hora de seu filho ir para o banho, tomar o café da manhã e seguir para a escola. Mas, antes de tudo isso, um grande obstáculo: como acordar a criança?

Se você sofre com essa situação diariamente, as dicas abaixo podem ajudar a ter uma manhã mais tranquila, com menos choro, cochilos e preguiça. As sugestões foram produzidas a partir de relatos que mães e pais (seguidores da Crescer no Facebook) compartilharam conosco:

1. Acorde bem mais cedo do que o seu filho

Ao acordar antes da criança, você pode abrir um pouco a cortina do quarto dela, deixar a porta aberta e começar a realizar tarefas não muito barulhentas, como colocar o cereal do café da manhã na tigela ou tomar um banho, por exemplo. Assim, o pequeno notará que está havendo uma movimentação em casa e despertará aos poucos. Esse método é mais natural e faz com que a criança acorde mais tranquila, sem ter pressa.

 

2. Crie uma rotina

Manter um padrão no horário em que a criança deve deitar e acordar colabora para que ela construa uma rotina. Mesmo que seu filho estude à tarde, é importante que ele não demore tanto para despertar. Nesse caso, você pode orientar que a criança faça as tarefas de casa na parte da manhã, por exemplo. Isso dá motivação para sair da cama e ainda ajuda a criar um bom hábito.

 

3. Negocie as horas de sono

Se a criança foi dormir cedo e mesmo assim não quer acordar no horário que precisa, a melhor maneira é conversar e encarar as horas de sono como um "negócio". Explique que, se ela não consegue despertar pela manhã, precisará dormir cada vez mais cedo na noite anterior. Como as crianças gostam de brincar e ter momentos de lazer à noite, é muito provável que seu filho refute a sugestão e passe a se levantar rapidamente.

 

4. Um agradável despertar

Um método que também pode funcionar e deixar a criança feliz logo cedo é colocar a música favorita dela para tocar até que ela desperte. Impossível ficar irritada ouvindo a melodia de que tanto gosta.

 

5. Distribuição de carinho

Ficar ao lado do filho chamando o nome dele bem baixinho, dando beijinhos e fazendo cafunés com frases de afeto e ternura o farão acordar com um sorriso de amor no rosto. A afeição é uma ótima pedida para um despertar sereno e pacífico.

 

6. Ganhando pela barriga

Prepare um café da manhã com opções saudáveis e que seu filho goste. Frutas, pãezinhos e suco natural podem compor uma mesa deliciosa e atrativa para a criança. E não é preciso levar até a cama: é só avisar que o café está servido na mesa. Quem sabe?

 

7. Diversão logo cedo

Em alguns casos, brincadeiras logo de manhã deixam a criança animada e disposta a acordar. Uma dica é oferecer “caronas” no colo para a criança ir até o banheiro ou à cozinha.

 

8. Tática infalível

Se a situação está complicada, tente alternativas que deixarão a criança sem outra opção a não ser levantar. Um exemplo é escovar os dentes do seu filho ainda na cama. Na hora de enxaguar a boca, ele vai sentir a necessidade de levantar e ir ao banheiro. E, pronto, a criança já ficará de pé.

Veja Todas as Notícias


   << Voltar

NOTÍCIAS

+

Aprimoramento Contínuo

Aprimorar-se continuamente faz parte da infindável evolução do ser humano! Nosso encontro de professores do fundamental 1 para fechamento do semestre trouxe reflexões sobre as metodologias aplicadas e uma apresentação da professora Cris Marsi so...

+

Teatro em Inglês

Depois de um grande desafio vem um grande salto evolutivo! Para treinar o idioma Inglês, nossos alunos de oitavo ano encenaram e praticaram o vocabulário com cenas do cotidiano. Entre as cenas escolhidas estão: comprar ingresso no cinema, uma passagem de ônibus...

+

Relaxamento - Integral

Trabalhar a concentração, equilíbrio emocional, percepção dos espaços, do corpo, das sensações, além do estado de presença, é algo que pode ser trabalhado desde cedo! A percepção sobre esses aspec...

+

Vulcão: A Experiência

A melhor maneira de explicar algo que não conseguimos ver facilmente é simulando na prática! Além do conhecimento ser assimilado por associação aos momentos positivos de socialização, outros estímulos são alcançados e tr...

+

Corpo e Nutrição

Você sabe exatamente o que come ou bebe? Já pensou que em uma caixinha de néctar (em embalagem de "suco") há mais açúcar do que a quantidade recomendada para um adulto consumir em um dia inteiro? Como o assunto dos projetos do quinto an...