Perigos das recompensas materiais na educação das crianças

Por que não dar prêmios materiais para recompensar os filhos?

Em questão de educação temos evoluído desde o castigo punitivo, baseado na sanção a uma conduta da criança que não gostamos; até existe uma tendência contrária que se conhece como educação positiva e que se baseia no reforço positivo para premiar a boa conduta.

O objetivo da educação é que nas crianças se deem condutas positivas e suprimir as que são negativas. Esse desafio se consegue muito melhor mediante o reforço do que com o castigo.

Reforço positivo na educação das crianças

Quando se fala de reforço a gente se refere a qualquer consequência positiva que se dá depois que a criança mostre a conduta que quisermos que aprenda. Por exemplo, dar-lhe atenção quando realiza uma tarefa como pode ser colocar a mesa para o almoço.

Quando utilizamos o reforço positivo podemos usar dois tipos de recursos:

- O da recompensa material.
- O da recompensa emocional.

As recompensas são recursos que os pais têm para motivar a conduta dos pequenos dando-lhes recompensas pelo seu bom comportamento. Além disso, são muito variadas como, por exemplo, ir ao cinema, fazer uma excursão, etc.

Prêmios materiais na educação das crianças: Sim ou não?

O problema aparece quando se confunde reforço positivo com o recurso de recompensa material. Com esse tipo de prêmio a gente se refere, por exemplo, em comprar brinquedos, caramelos, etc. Devemos ter cuidado na hora de administrar esse tipo de prêmio. Por quê?

 

- Se premiamos cada conduta positiva da criança corremos o risco de que crie uma sensação que o autêntico benefício da sua conduta seja o presente em si. A criança pode chegar a pensar que não vale à pena se esforçar naquilo que não vai ser premiada.

- Se todos os prêmios que recebe são materiais, a gente corre o risco de que a criança desenvolva o materialismo e supervalorize outro tipo de satisfações. A criança se converterá num chantagista profissional.

As recompensas materiais são menos gratificantes em longo prazo do que os reforços emocionais. Além disso, o aprendizado da conduta se dá mais lentamente, e inclusive podem chegar a ser contraproducentes.

Reforço emocional e não material para as crianças

A recompensa emocional só requer o tempo e a paciência dos pais, deixando de lado o materialismo e o consumismo em que nossa sociedade se vê imersa. Existe uma multidão de recursos não materiais, como, por exemplo: um beijo, um sorriso, um ‘te amo’, usar algum elogio, desenhar-lhe uma carinha sorridente, brincar com a criança, ir ao parque, andar de bicicleta, contar-lhe um conto, etc.

Esse tipo de recompensas não materiais podem ser utilizadas nas tabelas de incentivos e darão muito mais resultado do que as recompensas materiais, já que os prêmios desse tipo produzem mais prazer do que um brinquedo, porque realmente o que a criança anseia é atenção e o tempo compartilhado com seus pais.


Fonte: https://br.guiainfantil.com/materias/educacao/comportamento/perigos-das-recompensas-materiais-na-educacao-das-criancas/

 

Veja Todas as Notícias


   << Voltar

NOTÍCIAS

+

Sistema Solar - Aula STEAM

Com um aplicativo, trabalhamos conteúdos sobre o Sistema Solar onde as características dos planetas são apresentadas em inglês garantindo a interdisciplinaridade da aula STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics / Ciências, Tecnologia, Engenharia...

+

Doces Frações

As frações estão constantemente presentes no nosso dia a dia, basta aprender a vê-las! Em casa, na hora de separar os ingredientes para um bolo, na escola na hora do lanche, dividir um petisco com o amigo, e por aí vai. Foi a partir dessas situaç...

+

Tecnologia Aplicada com blocos de Lego

Os Blocos de LEGO estimulam nas crianças a concentração, coordenação motora, raciocínio lógico e bases de cálculo. Além disso, utilizamos, para obter ainda mais proveito da aprendizagem, a metodologia 4C’s. A constru&c...

+

Planeta Inseto

Saber da importância dos insetos na sustentabilidade ambiental é algo que, para as crianças, merece ser passado de forma lúdica e interativa. Com isso, nossos alunos de Infantil IV e primeiro ano foram ao Instituto Biológico para vivenciar a exposi&cced...

+

As Artes no HWR!

Nosso professor Eros, de Artes, vivencia com seus alunos diversas técnicas e conhecimentos artísticos por meio de diferentes ferramentas e aplicações. Nas fotos, vemos cenários de papel em 3D, para o segundo ano, com base na obra de Paul Gaugui; Ambien...