Como escolher livros para dar de presente?

Dicas para acertar na escolha e estimular a leitura de seus filhos.
Texto Monica Pina.

Pouca gente guarda um brinquedo ou uma peça de roupa de que gostava quando era criança. Mas não falta quem tenha na estante desde sempre um livro que considera realmente especial. Pode ser uma obra autografada, a recordação de um namorado, o prêmio de um concurso na escola, ou até o primeiro conto de fadas que conseguiu ler sozinho.

Os livros são presentes que combinam com qualquer data, não saem de moda, agradam a meninos e meninas de todas as idades e revelam muito sobre a personalidade e os sentimentos de quem dá e de quem recebe a lembrança.

A obra pode até ser usada - quem sabe foi deixada numa gaveta por sua tataravó, tem restos de purpurina porque pertenceu a uma fada, ou ganhou manchas de umidade depois de esquecida em um baú por um pirata? - mas precisa ser bem escolhida.

Algumas orientações da psicopedagoga e escritora Lídia Izecson ajudam na seleção: "Antes de mais nada, é essencial considerar o gosto, os interesses e a idade do leitor. A maioria dos livros infantis e infanto-juvenis apresenta na capa recomendações de faixa etária, mas é importante levar em conta também o seu conhecimento sobre a criança. Algumas têm mais desenvoltura para ler do que outras, independentemente da idade".

Leia outras dicas da psicopedagoga:

1. Leia antes de comprar

Folheie o livro para conhecer um pouco sobre a história. Desconfie de obras com linguagem infantilizadora, cheia de diminutivos ou que tenham apenas personagens bonzinhos demais. É interessante que os livros tragam personagens atrevidos, irreverentes, bobocas, inteligentes, tristes, assim como são as pessoas na vida real.

2. Informe-se sobre os autores

Um escritor premiado e reconhecido é uma indicação sobre a qualidade do texto. Mas não descarte o trabalho de um autor desconhecido: pode ser uma descoberta incrível. Pesquise sempre!

3. Observe as ilustrações com atenção

Em muitos casos, a ilustração é tão importante quanto o texto. Evite livros que usam imagens já exploradas excessivamente, como as figuras de um sol ou uma lua sorrindo, por exemplo. Procure referências visuais mais criativas, que possam surpreender a criança e despertar seu interesse e curiosidade.

4. Controle suas expectativas

Não insista para que as crianças leiam livros muito longos ou sobre temas muito sérios, principalmente se elas mostrarem cansaço ou não estiverem motivadas. Essa insistência é a melhor forma de afastá-las da leitura.

5. Varie os gêneros

Dê liberdade de escolha às crianças, mas sempre que possível ofereça livros com gêneros diversificados para criar novas oportunidades e interesses. Se seu filho gosta de uma determinada série, tente motivá-lo a conhecer algo bem diferente. Se ele é fã de aventuras, mostre um livro de poemas, se gosta de histórias açucaradas, experimente um relato de viagem. É importante propiciar experiências literárias diversificadas para que ele faça suas próprias descobertas.

6. Consulte listas e recomendações de instituições confiáveis

Não se restrinja àquelas dos títulos mais vendidos. Procure listas de livros recomendáveis para crianças e jovens divulgadas pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil e por outras instituições.

7. Escreva uma dedicatória

No próprio livro, em um cartão ou marcador de páginas, faça uma mensagem carinhosa e conte por que escolheu aquele livro como presente. Isso explicita o carinho da escolha e ajuda a despertar a curiosidade das crianças.

8. Faça um pacote bonito

Mesmo que não seja uma data especial ou que a criança seja pequena, capriche na embalagem. É um detalhe que demonstra que o objeto é valioso e merece cuidado.

9. Acompanhe as leituras

Saiba o que seus filhos estão lendo, mostre interesse pela história, descubra quais são os personagens de que eles mais gostam. Assim será mais fácil escolher livros que combinem com a personalidade e o estilo deles.

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/como-escolher-livros-presente-738836.shtml

Veja Todas as Notícias


   << Voltar

NOTÍCIAS

+

Sistema Solar - Aula STEAM

Com um aplicativo, trabalhamos conteúdos sobre o Sistema Solar onde as características dos planetas são apresentadas em inglês garantindo a interdisciplinaridade da aula STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics / Ciências, Tecnologia, Engenharia...

+

Doces Frações

As frações estão constantemente presentes no nosso dia a dia, basta aprender a vê-las! Em casa, na hora de separar os ingredientes para um bolo, na escola na hora do lanche, dividir um petisco com o amigo, e por aí vai. Foi a partir dessas situaç...

+

Tecnologia Aplicada com blocos de Lego

Os Blocos de LEGO estimulam nas crianças a concentração, coordenação motora, raciocínio lógico e bases de cálculo. Além disso, utilizamos, para obter ainda mais proveito da aprendizagem, a metodologia 4C’s. A constru&c...

+

Planeta Inseto

Saber da importância dos insetos na sustentabilidade ambiental é algo que, para as crianças, merece ser passado de forma lúdica e interativa. Com isso, nossos alunos de Infantil IV e primeiro ano foram ao Instituto Biológico para vivenciar a exposi&cced...

+

As Artes no HWR!

Nosso professor Eros, de Artes, vivencia com seus alunos diversas técnicas e conhecimentos artísticos por meio de diferentes ferramentas e aplicações. Nas fotos, vemos cenários de papel em 3D, para o segundo ano, com base na obra de Paul Gaugui; Ambien...