PROJETO SEXUALIDADE e ADOLESCÊNCIA

“PROJETO SEXUALIDADE e ADOLESCÊNCIA”

4º ao 9º ano

 

Sabemos que o período de transição entre a infância e a vida adulta, marcado pela puberdade e adolescência, compreende intensas mudanças físicas, psíquicas e sociais, permeadas por atitudes ambivalentes de expansão e retraimento, afirmação e insegurança, risco e cuidado. Tais transformações permitem o aparecimento de novas competências e habilidades, que demandarão novas responsabilidades perante si mesmo e perante o grupo. Para os adultos, educadores e familiares que acompanham esse processo os desafios não são menores, pois também são impulsionados a desenvolver novas posturas para enfrentar temas delicados e complexos.

Nesse sentido, promover espaços de discussão e trocas saudáveis, que favoreçam o acesso à informação de forma crítica e responsável e o exercício do respeito às individualidades e às diferenças, torna-se uma necessidade da escola.

Norteados por esse compromisso, estamos implementando o “Projeto Sexualidade e Adolescência”, construído em conjunto com a psicóloga Heloisa Genovese de Oliveira Garcia, da AproximAção Assessoria Educacional, e a Coordenadora do Ensino Fundamental, Thais Kolber.

Objetivos:

Junto aos ALUNOS:

Por meio de encontros com as turmas do 4º ao 9º ano, divididos em subgrupos (4º e 5º ano, 6º e 7º ano, 8º e 9º ano):

_ Identificar principais dúvidas e inquietações frente aos temas Sexualidade e Adolescência.

_ Fornecer informações fundamentadas sobre os temas Sexualidade e Adolescência, de forma isenta e baseada no respeito à individualidade e à diferença.

_ Fomentar atitudes que integrem informação crítica e ação ética consciente.

 

Junto aos PROFESSORES:

 

_ Promover a reflexão crítica sobre o papel dos professores frente ao tema Sexualidade e Adolescência.

_ Favorecer a criação de um espaço de troca de experiências, visando o fortalecimento individual e coletivo da ação pedagógica.

_ Fornecer informações fundamentadas sobre os temas Sexualidade e Adolescência, isentas e baseadas no respeito à individualidade e à diferença.

 

 

Heloisa Genovese de Oliveira Garcia

Psicóloga formada pela USP, em atuação profissional desde 1988

Doutora e Mestre em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, sob orientação do Prof. Dr. Lino de Macedo

Sócia-proprietária da “AproximAção Assessoria Educacional”

Psicóloga clínica (especialista pelo Conselho Regional de Psicologia), com atendimento a crianças, adolescentes e adultos, sob o referencial da Psicanálise e do Construtivismo

Professora de Cursos de Graduação em Psicologia, Pedagogia e Nutrição, nas modalidades presencial e EaD

Professora convidada de Cursos de Especialização em Psicopedagogia e Terapia Ocupacional

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa CNPq - UNIP: Interdisciplinaridade - Movimento e Transformação (IN M TRA) e do GT da ANPEPP: “Desenvolvimento, Saúde e Educação: reflexões a partir da Epistemologia Genética”

Membro da ABRAPEE: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional

Experiência em instituições públicas e particulares da área da saúde e atuação junto a instituições de educação

Publicações e Apresentações em Congressos relacionadas a temas de interface entre Psicologia e Educação

 

 Esperamos, com este projeto, colher bons resultados futuramente.

 

Veja Todas as Notícias


   << Voltar

NOTÍCIAS

+

Bate-papo com a Nutricionista

Nossos pequenos do Integral tiveram um bate-papo com a nutricionista do HWR sobre a quantidade de açúcar “escondida” dentro das embalagens que tanto conhecemos e nos são tão familiares. O espanto se deu quando a quantidade de açúcar ...

+

Aprimoramento Contínuo

Aprimorar-se continuamente faz parte da infindável evolução do ser humano! Nosso encontro de professores do fundamental 1 para fechamento do semestre trouxe reflexões sobre as metodologias aplicadas e uma apresentação da professora Cris Marsi so...

+

Teatro em Inglês

Depois de um grande desafio vem um grande salto evolutivo! Para treinar o idioma Inglês, nossos alunos de oitavo ano encenaram e praticaram o vocabulário com cenas do cotidiano. Entre as cenas escolhidas estão: comprar ingresso no cinema, uma passagem de ônibus...

+

Relaxamento - Integral

Trabalhar a concentração, equilíbrio emocional, percepção dos espaços, do corpo, das sensações, além do estado de presença, é algo que pode ser trabalhado desde cedo! A percepção sobre esses aspec...

+

Vulcão: A Experiência

A melhor maneira de explicar algo que não conseguimos ver facilmente é simulando na prática! Além do conhecimento ser assimilado por associação aos momentos positivos de socialização, outros estímulos são alcançados e tr...