PROJETO SEXUALIDADE e ADOLESCÊNCIA

“PROJETO SEXUALIDADE e ADOLESCÊNCIA”

4º ao 9º ano

 

Sabemos que o período de transição entre a infância e a vida adulta, marcado pela puberdade e adolescência, compreende intensas mudanças físicas, psíquicas e sociais, permeadas por atitudes ambivalentes de expansão e retraimento, afirmação e insegurança, risco e cuidado. Tais transformações permitem o aparecimento de novas competências e habilidades, que demandarão novas responsabilidades perante si mesmo e perante o grupo. Para os adultos, educadores e familiares que acompanham esse processo os desafios não são menores, pois também são impulsionados a desenvolver novas posturas para enfrentar temas delicados e complexos.

Nesse sentido, promover espaços de discussão e trocas saudáveis, que favoreçam o acesso à informação de forma crítica e responsável e o exercício do respeito às individualidades e às diferenças, torna-se uma necessidade da escola.

Norteados por esse compromisso, estamos implementando o “Projeto Sexualidade e Adolescência”, construído em conjunto com a psicóloga Heloisa Genovese de Oliveira Garcia, da AproximAção Assessoria Educacional, e a Coordenadora do Ensino Fundamental, Thais Kolber.

Objetivos:

Junto aos ALUNOS:

Por meio de encontros com as turmas do 4º ao 9º ano, divididos em subgrupos (4º e 5º ano, 6º e 7º ano, 8º e 9º ano):

_ Identificar principais dúvidas e inquietações frente aos temas Sexualidade e Adolescência.

_ Fornecer informações fundamentadas sobre os temas Sexualidade e Adolescência, de forma isenta e baseada no respeito à individualidade e à diferença.

_ Fomentar atitudes que integrem informação crítica e ação ética consciente.

 

Junto aos PROFESSORES:

 

_ Promover a reflexão crítica sobre o papel dos professores frente ao tema Sexualidade e Adolescência.

_ Favorecer a criação de um espaço de troca de experiências, visando o fortalecimento individual e coletivo da ação pedagógica.

_ Fornecer informações fundamentadas sobre os temas Sexualidade e Adolescência, isentas e baseadas no respeito à individualidade e à diferença.

 

 

Heloisa Genovese de Oliveira Garcia

Psicóloga formada pela USP, em atuação profissional desde 1988

Doutora e Mestre em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, sob orientação do Prof. Dr. Lino de Macedo

Sócia-proprietária da “AproximAção Assessoria Educacional”

Psicóloga clínica (especialista pelo Conselho Regional de Psicologia), com atendimento a crianças, adolescentes e adultos, sob o referencial da Psicanálise e do Construtivismo

Professora de Cursos de Graduação em Psicologia, Pedagogia e Nutrição, nas modalidades presencial e EaD

Professora convidada de Cursos de Especialização em Psicopedagogia e Terapia Ocupacional

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa CNPq - UNIP: Interdisciplinaridade - Movimento e Transformação (IN M TRA) e do GT da ANPEPP: “Desenvolvimento, Saúde e Educação: reflexões a partir da Epistemologia Genética”

Membro da ABRAPEE: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional

Experiência em instituições públicas e particulares da área da saúde e atuação junto a instituições de educação

Publicações e Apresentações em Congressos relacionadas a temas de interface entre Psicologia e Educação

 

 Esperamos, com este projeto, colher bons resultados futuramente.

 

Veja Todas as Notícias


   << Voltar

NOTÍCIAS

+

Sistema Solar - Aula STEAM

Com um aplicativo, trabalhamos conteúdos sobre o Sistema Solar onde as características dos planetas são apresentadas em inglês garantindo a interdisciplinaridade da aula STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics / Ciências, Tecnologia, Engenharia...

+

Doces Frações

As frações estão constantemente presentes no nosso dia a dia, basta aprender a vê-las! Em casa, na hora de separar os ingredientes para um bolo, na escola na hora do lanche, dividir um petisco com o amigo, e por aí vai. Foi a partir dessas situaç...

+

Tecnologia Aplicada com blocos de Lego

Os Blocos de LEGO estimulam nas crianças a concentração, coordenação motora, raciocínio lógico e bases de cálculo. Além disso, utilizamos, para obter ainda mais proveito da aprendizagem, a metodologia 4C’s. A constru&c...

+

Planeta Inseto

Saber da importância dos insetos na sustentabilidade ambiental é algo que, para as crianças, merece ser passado de forma lúdica e interativa. Com isso, nossos alunos de Infantil IV e primeiro ano foram ao Instituto Biológico para vivenciar a exposi&cced...

+

As Artes no HWR!

Nosso professor Eros, de Artes, vivencia com seus alunos diversas técnicas e conhecimentos artísticos por meio de diferentes ferramentas e aplicações. Nas fotos, vemos cenários de papel em 3D, para o segundo ano, com base na obra de Paul Gaugui; Ambien...