FIC 2016, Fundamental I:

Matemagia, a Alquimia da Matemática

De cronologia a educação financeira, passando por história e presença da geometria em nosso cotidiano, diversos temas ligados à ciência do raciocínio lógico foram brilhantemente explorados pelas professoras.
Participantes ativos na formulação do evento, os alunos se envolveram em jogos, brincadeiras, exposições individuais e coletivas, todas realizadas com empenho e entusiamo. Um motivo a mais de orgulho e satisfação para toda nossa equipe pedagógica.

Abaixo, o conteúdo desenvolvido no FIC 2016:

---

2º anos – Tempo cronológico

Instrumentos para medir o tempo e sua passagem - a linha do tempo do nascimento ao presente;
O relógio como instrumento de medida de tempo;
Identificar hora, semana, mês e ano como referências para medir o tempo;
Ler as horas em relógio analógico;
Identificação dos dias em uma semana e sua ordem;
Identificar quantos dias há em cada mês, quantos meses compõem o ano e sua ordem;
Adição, subtração e números ordinais aplicados à situações de medidas de tempo;
Jogos confeccionados pelos alunos.

---

3º ano - Luciana - Educação financeira

Caracterização de dicas, informações e curiosidades sobre a história do dinheiro;
A história da matemática e sua evolução;
Os diferentes símbolos matemáticos;
A matemática do dia a dia.
Relacionar o trabalho de pesquisa com a prática.
Elaboração de jogos de tabuleiro envolvendo dinheiro e transações bancárias.

---

3º ano T - Thati - Geometria

A geometria na arte, na cidade, nas brincadeiras;
A origem da geometria;
Releitura de obras, paisagens e aspectos lúdicos que envolvem geometria.

---

3º ano - Nita - Geometria

Curiosidades sobre a geometria - elaboração de jogos e quebra-cabeças.

---

4º anos - Símbolos matemáticos

A história da matemática e os símbolos criados pelas civilizações antigas e atuais;
Os símbolos matemáticos e seus significados;
O uso dos símbolos pelo homem ao longo da história. Sua valorização e contribuição para o mundo moderno;
Reconhecimento e aplicação de símbolos;
Representação dos símbolos matemáticos;
O emprego adequado dos símbolos às suas funções.

---

5º anos - Unidades de medidas

Utilizar conhecimentos anteriores de números naturais: Operações para desenvolver os conceitos e cálculos, tendo como base as unidades de medidas;
Estimular os alunos a resolver problemas que envolvam unidades de medida;
Informações e curiosidades a respeito da história da humanidade e sua relação com as unidades de medidas;
Vivenciar o conteúdo acima através de experimentos e jogos.

Veja Todas as Notícias


   << Voltar

NOTÍCIAS

+

Sistema Solar - Aula STEAM

Com um aplicativo, trabalhamos conteúdos sobre o Sistema Solar onde as características dos planetas são apresentadas em inglês garantindo a interdisciplinaridade da aula STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics / Ciências, Tecnologia, Engenharia...

+

Doces Frações

As frações estão constantemente presentes no nosso dia a dia, basta aprender a vê-las! Em casa, na hora de separar os ingredientes para um bolo, na escola na hora do lanche, dividir um petisco com o amigo, e por aí vai. Foi a partir dessas situaç...

+

Tecnologia Aplicada com blocos de Lego

Os Blocos de LEGO estimulam nas crianças a concentração, coordenação motora, raciocínio lógico e bases de cálculo. Além disso, utilizamos, para obter ainda mais proveito da aprendizagem, a metodologia 4C’s. A constru&c...

+

Planeta Inseto

Saber da importância dos insetos na sustentabilidade ambiental é algo que, para as crianças, merece ser passado de forma lúdica e interativa. Com isso, nossos alunos de Infantil IV e primeiro ano foram ao Instituto Biológico para vivenciar a exposi&cced...

+

As Artes no HWR!

Nosso professor Eros, de Artes, vivencia com seus alunos diversas técnicas e conhecimentos artísticos por meio de diferentes ferramentas e aplicações. Nas fotos, vemos cenários de papel em 3D, para o segundo ano, com base na obra de Paul Gaugui; Ambien...