Projeto: “Parlenda na ponta da língua”

Nível: 1º ano do ensino fundamental 

JUSTIFICATIVA:

Em geral as crianças sentem-se muito atraídas pelas parlendas, por ser um tipo de texto com ritmo e sonoridade que diverte e ensina, favorecendo as atividades com leitura e escrita. São rimas infantis, para divertir e ajudar a memorizar.

Exemplo de Parlenda:

Hoje é domingo, pede cachimbo,

O cachimbo é de ouro, bate no touro...
 

Este Projeto objetiva o desenvolvimento da linguagem oral e da expressão corporal, dos alunos, por meio das parlendas.
O resgate da tradição cultural e do folclore infantil, presente nas parlendas, adivinhas e trava-línguas é uma das funções deste processo, pois esse tesouro constituído ao longo dos séculos não pode ser perdido.


 O trabalho com parlendas e cantigas, na fase de alfabetização, é de suma importância, por levar as crianças a aprenderem a ler e a escrever de forma divertida. Além disso, de acordo com a pedagoga e escritora de literatura infanto-juvenil,  Fanny Abramovich, as parlendas são representativas pelo seu valor social, pois “vieram de antigamente, quando as avós de nossas avós já faziam roda, davam as mãos e cantavam, por horas, essas cirandas tão belas, tão plenas de elementos importantes, pelas possibilidades de amadurecimento emocional que carregam em seus textos: “quanta declaração de amor, quanto ciuminho, quanta inveja passava na cabeça de todos”, pela expressão corporal que permitem e pelo conhecimento do corpo, “tantas outras aproximações corporais que uma ciranda proporciona”, pela brincadeira e pelo movimento em si: “usar todos os movimentos, brincando de modo gostoso, solto, fora da sala de aula... no mundo”.

OBJETIVO GERAL

Permitir que as crianças possam brincar com parlendas, trava-línguas em atividades rítmicas, que trabalhem percepção sonora, aquisição da leitura e escrita, através do resgate da nossa herança cultural.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Propiciar a ampliação da linguagem oral;
- Dar ao aluno a oportunidade de memorizar e reproduzir rimas e parlendas;
- Desenvolver a percepção auditiva e visual através de parlendas;
- Produzir diversas técnicas plásticas tais como: desenho, modelagem, colagem e pintura através das parlendas;
- Desenvolver a coordenação motora;
- Desenvolver a sociabilização.

RECURSOS:
CDS;

Aparelho de som;

Giz de cera;

Gravuras;

Livros de parlendas;

Pincéis atômicos;

Tesoura;

Cartazes.

METODOLOGIA (DESENVOLVIMENTO):
- Apresentar, para os alunos,  algumas parlendas;
- Cantar e dançar a música em vários ritmos, até que os (as) alunos (as) conheçam e entendam o ritmo e a letra;
- Pedir que imitem, através de gestos, os ritmos da parlenda;
- Escrever várias parlendas em cartolinas e fixar na sala de aula;
- Organizar pequenos círculos onde cada aluno ouvirá e acompanhará com gestos várias parlendas.

PRODUTO FINAL:

Construção de um livro coletivo, onde a família contribuirá resgatando as parlendas que brincavam, quando eram crianças.  Além disso, essa atividade será compartilhada com as demais turmas.

“A família também ensina’’ - Visita de algumas mães, que serão sorteadas, para participarem de atividades referentes ao tema.

AVALIAÇÃO:
Será feita por meio  de registros, por parte do (a) professor(a) de cada aluno (a), levando em consideração o desenvolvimento da aprendizagem frente às atividades individuais e coletivas propostas, durante a realização do projeto em destaque.

Veja Todas as Notícias


   << Voltar

NOTÍCIAS

+

Aprimoramento Contínuo

Aprimorar-se continuamente faz parte da infindável evolução do ser humano! Nosso encontro de professores do fundamental 1 para fechamento do semestre trouxe reflexões sobre as metodologias aplicadas e uma apresentação da professora Cris Marsi so...

+

Teatro em Inglês

Depois de um grande desafio vem um grande salto evolutivo! Para treinar o idioma Inglês, nossos alunos de oitavo ano encenaram e praticaram o vocabulário com cenas do cotidiano. Entre as cenas escolhidas estão: comprar ingresso no cinema, uma passagem de ônibus...

+

Relaxamento - Integral

Trabalhar a concentração, equilíbrio emocional, percepção dos espaços, do corpo, das sensações, além do estado de presença, é algo que pode ser trabalhado desde cedo! A percepção sobre esses aspec...

+

Vulcão: A Experiência

A melhor maneira de explicar algo que não conseguimos ver facilmente é simulando na prática! Além do conhecimento ser assimilado por associação aos momentos positivos de socialização, outros estímulos são alcançados e tr...

+

Corpo e Nutrição

Você sabe exatamente o que come ou bebe? Já pensou que em uma caixinha de néctar (em embalagem de "suco") há mais açúcar do que a quantidade recomendada para um adulto consumir em um dia inteiro? Como o assunto dos projetos do quinto an...