Projeto Fórum de Iniciação Científica (FIC) do 8º e 9º Ano

PROJETO – FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (F.I.C.) 2015

No dia 27 de outubro, das 19 às 21 horas, os alunos do 8º e 9º ano participaram do Projeto Institucional do Colégio - FIC - com o tema " Mulheres Notáveis", apresentando-o aos pais, familiares, corpo docente, coordenação e direção.

O FIC ( Fórum de Iniciação Científica) é um projeto realizado pelos alunos dos 8º e 9º anos, do Colégio Henri Wallon, embasado em uma pesquisa científica, sobre determinado tema. É um trabalho acadêmico realizado em grupo, de caráter obrigatório, elaborado em forma de dissertação, exposição de ideias e apresentação do conteúdo para uma banca examinadora que avalia tanto o desempenho individual do aluno, quanto o coletivo, com critérios previamente combinados como: participação, domínio do assunto, postura, clareza , entre outros. O presente projeto destina-se a proporcionar ao aluno a oportunidade da experiência de atuar como sujeito ativo no processo de aprendizagem, compreendendo melhor a elaboração de uma pesquisa científica, além de desenvolver atitudes e valores como respeito, cooperação e responsabilidade. Esse projeto proporciona, aos alunos, entre outras coisas, agir com autonomia nas pesquisas e na produção textual, fundamentais para o desenvolvimento do processo, que dura, em média, três meses.
Os alunos ficam sob o acompanhamento e orientação de professores responsáveis pelo projeto, os quais dão todo o apoio necessário para a sua realização. Os objetivos do FIC são: remeter o aluno ao universo da pesquisa, levá-lo ao conhecimento das regras e normas técnicas de um trabalho científico, tais como as normas da ABNT, desenvolver e incentivar o trabalho em grupo, levar o aluno ao questionamento e busca por novas e diferentes hipóteses, além do trabalho com conceitos fundamentais como responsabilidade, cumprimento de prazos, oralidade, argumentação e oratória.

Tema do projeto: “Mulheres Notáveis e Violência contra a Mulher” 
Matérias envolvidas: Geografia- História- Informática.

Justificativa (Por quê?): Infelizmente, o preconceito é um marco presente na vida da humanidade e a mulher não ficou de fora. Em razão dele, sofreu grandes perdas. Ao longo da história, as mulheres estiveram sempre subjugadas às vontades dos homens, a trabalhar como serviçais, sem receber nada pelo seu trabalho ou,então, ganhavam um salário injusto, que não dava para sustentar sua família e, ainda hoje, temos situações nas quais as mulheres são submetidas a humilhações. A violência contra a mulher na sociedade, desde o Ocidente até o Oriente, vem crescendo assustadoramente. Trata-se de uma questão cultural enraizada e que vem se perpetuando perigosamente. Espera-se, com este trabalho, que o aluno compreenda a vital importância do papel da mulher em nossa sociedade. Na atualidade, em razão de vários fatos ocorridos no Brasil e no mundo, temos presenciado uma exposição maior do assunto por parte dos meios de comunicação, influenciado pelo aumento do terrorismo, religiões que discriminam a mulher e pelo aumento da pobreza, influenciando diretamente a ignorância das pessoas, que acham normal atos como violência doméstica. Este trabalho justifica-se por tratar de um assunto polêmico, de forte relevância cultural, atual e que se faz necessário num mundo onde a intolerância e o desrespeito devem ser banidos. 
Objetivos (Necessidades a alcançar): Criar a consciência e despertar o senso crítico no aluno sobre este assunto, através de pesquisas das histórias de algumas mulheres que se destacaram em nossa sociedade. Desenvolver o senso de justiça, ética, cidadania e respeito ao semelhante. Cultivar uma educação de paz. Conhecer mulheres que de alguma forma, mudaram a história do mundo e do Brasil e que se esforçaram para ter e manter seu espaço reconhecido na sociedade. Cultivar o respeito às diferenças, pois homens e mulheres são igualmente importantes. 
Atividades (O que fazer?): Pesquisa nos diversos meios de comunicação (internet, jornais, revistas, programas de rádio), criar um paralelo entre a vida de uma mulher notável, por conta de um feito histórico na sociedade, com a vida de uma mulher comum que também é igualmente importante, por ter realizado ou vivido algo especial e que a destacou entre os familiares ou em uma comunidade, etc.

Estratégias (Como fazer?): Escolher duas “personagens” e pesquisar a vida de ambas, associando qualidades e características em comum, utilizando imagens, entrevistas, fotos, documentos, etc.

Acompanhamento (Direcionamento): Pesquisas, vídeos sobre o assunto, leituras direcionadas pelos professores, pais e familiares, etc.

Uso de mídias e tecnologias (Internet, jornais, rádio, TV, máquinas fotográficas, filmadoras, tablets, etc.):

- Photoshop (Imagens).
- Tumblr (Tâmbler) e Dreamweaver (Web).
- Windows Movie Maker (Filmes).
- Powerpoint (Slides).
- Word (Escrita – Pelas regras da ABNT).
- Datashow (Apresentações).
- Scanner, Impressoras, Computadores e Tablets (Demais mídias a serem utilizadas pelos alunos).
Várias Mulheres foram citadas como: Irmã Dulce, Madre Teresa de Calcutá, Mulheres ligadas à moda como Coco Chanel, ao mundo artístico como Oprah Winfrey, entre outras. Na área da Educação o grupo do nono ano deu destaque à Educadora Maria Montessori e, para surpresa das diretoras do Henri Wallon | Recrearte, pesquisaram sobre a vida e obra de Lourdes e Rosaly.
Todos os grupos se destacaram e o FIC é um projeto muito significativo. As diretoras se emocionaram com a homenagem e, justamente no ano em que o Colégio completa 35 anos, disseram que foi o melhor presente ( reconhecimento ) durante todos esses anos dedicados à educação.
Parabéns à equipe e a todos os alunos que, brilhantemente, participaram do FIC 2015.

 

Veja Todas as Notícias


   << Voltar

NOTÍCIAS

+

Bate-papo com a Nutricionista

Nossos pequenos do Integral tiveram um bate-papo com a nutricionista do HWR sobre a quantidade de açúcar “escondida” dentro das embalagens que tanto conhecemos e nos são tão familiares. O espanto se deu quando a quantidade de açúcar ...

+

Aprimoramento Contínuo

Aprimorar-se continuamente faz parte da infindável evolução do ser humano! Nosso encontro de professores do fundamental 1 para fechamento do semestre trouxe reflexões sobre as metodologias aplicadas e uma apresentação da professora Cris Marsi so...

+

Teatro em Inglês

Depois de um grande desafio vem um grande salto evolutivo! Para treinar o idioma Inglês, nossos alunos de oitavo ano encenaram e praticaram o vocabulário com cenas do cotidiano. Entre as cenas escolhidas estão: comprar ingresso no cinema, uma passagem de ônibus...

+

Relaxamento - Integral

Trabalhar a concentração, equilíbrio emocional, percepção dos espaços, do corpo, das sensações, além do estado de presença, é algo que pode ser trabalhado desde cedo! A percepção sobre esses aspec...

+

Vulcão: A Experiência

A melhor maneira de explicar algo que não conseguimos ver facilmente é simulando na prática! Além do conhecimento ser assimilado por associação aos momentos positivos de socialização, outros estímulos são alcançados e tr...