Projeto Fórum de Iniciação Científica (FIC) do 8º e 9º Ano

PROJETO – FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (F.I.C.) 2015

No dia 27 de outubro, das 19 às 21 horas, os alunos do 8º e 9º ano participaram do Projeto Institucional do Colégio - FIC - com o tema " Mulheres Notáveis", apresentando-o aos pais, familiares, corpo docente, coordenação e direção.

O FIC ( Fórum de Iniciação Científica) é um projeto realizado pelos alunos dos 8º e 9º anos, do Colégio Henri Wallon, embasado em uma pesquisa científica, sobre determinado tema. É um trabalho acadêmico realizado em grupo, de caráter obrigatório, elaborado em forma de dissertação, exposição de ideias e apresentação do conteúdo para uma banca examinadora que avalia tanto o desempenho individual do aluno, quanto o coletivo, com critérios previamente combinados como: participação, domínio do assunto, postura, clareza , entre outros. O presente projeto destina-se a proporcionar ao aluno a oportunidade da experiência de atuar como sujeito ativo no processo de aprendizagem, compreendendo melhor a elaboração de uma pesquisa científica, além de desenvolver atitudes e valores como respeito, cooperação e responsabilidade. Esse projeto proporciona, aos alunos, entre outras coisas, agir com autonomia nas pesquisas e na produção textual, fundamentais para o desenvolvimento do processo, que dura, em média, três meses.
Os alunos ficam sob o acompanhamento e orientação de professores responsáveis pelo projeto, os quais dão todo o apoio necessário para a sua realização. Os objetivos do FIC são: remeter o aluno ao universo da pesquisa, levá-lo ao conhecimento das regras e normas técnicas de um trabalho científico, tais como as normas da ABNT, desenvolver e incentivar o trabalho em grupo, levar o aluno ao questionamento e busca por novas e diferentes hipóteses, além do trabalho com conceitos fundamentais como responsabilidade, cumprimento de prazos, oralidade, argumentação e oratória.

Tema do projeto: “Mulheres Notáveis e Violência contra a Mulher” 
Matérias envolvidas: Geografia- História- Informática.

Justificativa (Por quê?): Infelizmente, o preconceito é um marco presente na vida da humanidade e a mulher não ficou de fora. Em razão dele, sofreu grandes perdas. Ao longo da história, as mulheres estiveram sempre subjugadas às vontades dos homens, a trabalhar como serviçais, sem receber nada pelo seu trabalho ou,então, ganhavam um salário injusto, que não dava para sustentar sua família e, ainda hoje, temos situações nas quais as mulheres são submetidas a humilhações. A violência contra a mulher na sociedade, desde o Ocidente até o Oriente, vem crescendo assustadoramente. Trata-se de uma questão cultural enraizada e que vem se perpetuando perigosamente. Espera-se, com este trabalho, que o aluno compreenda a vital importância do papel da mulher em nossa sociedade. Na atualidade, em razão de vários fatos ocorridos no Brasil e no mundo, temos presenciado uma exposição maior do assunto por parte dos meios de comunicação, influenciado pelo aumento do terrorismo, religiões que discriminam a mulher e pelo aumento da pobreza, influenciando diretamente a ignorância das pessoas, que acham normal atos como violência doméstica. Este trabalho justifica-se por tratar de um assunto polêmico, de forte relevância cultural, atual e que se faz necessário num mundo onde a intolerância e o desrespeito devem ser banidos. 
Objetivos (Necessidades a alcançar): Criar a consciência e despertar o senso crítico no aluno sobre este assunto, através de pesquisas das histórias de algumas mulheres que se destacaram em nossa sociedade. Desenvolver o senso de justiça, ética, cidadania e respeito ao semelhante. Cultivar uma educação de paz. Conhecer mulheres que de alguma forma, mudaram a história do mundo e do Brasil e que se esforçaram para ter e manter seu espaço reconhecido na sociedade. Cultivar o respeito às diferenças, pois homens e mulheres são igualmente importantes. 
Atividades (O que fazer?): Pesquisa nos diversos meios de comunicação (internet, jornais, revistas, programas de rádio), criar um paralelo entre a vida de uma mulher notável, por conta de um feito histórico na sociedade, com a vida de uma mulher comum que também é igualmente importante, por ter realizado ou vivido algo especial e que a destacou entre os familiares ou em uma comunidade, etc.

Estratégias (Como fazer?): Escolher duas “personagens” e pesquisar a vida de ambas, associando qualidades e características em comum, utilizando imagens, entrevistas, fotos, documentos, etc.

Acompanhamento (Direcionamento): Pesquisas, vídeos sobre o assunto, leituras direcionadas pelos professores, pais e familiares, etc.

Uso de mídias e tecnologias (Internet, jornais, rádio, TV, máquinas fotográficas, filmadoras, tablets, etc.):

- Photoshop (Imagens).
- Tumblr (Tâmbler) e Dreamweaver (Web).
- Windows Movie Maker (Filmes).
- Powerpoint (Slides).
- Word (Escrita – Pelas regras da ABNT).
- Datashow (Apresentações).
- Scanner, Impressoras, Computadores e Tablets (Demais mídias a serem utilizadas pelos alunos).
Várias Mulheres foram citadas como: Irmã Dulce, Madre Teresa de Calcutá, Mulheres ligadas à moda como Coco Chanel, ao mundo artístico como Oprah Winfrey, entre outras. Na área da Educação o grupo do nono ano deu destaque à Educadora Maria Montessori e, para surpresa das diretoras do Henri Wallon | Recrearte, pesquisaram sobre a vida e obra de Lourdes e Rosaly.
Todos os grupos se destacaram e o FIC é um projeto muito significativo. As diretoras se emocionaram com a homenagem e, justamente no ano em que o Colégio completa 35 anos, disseram que foi o melhor presente ( reconhecimento ) durante todos esses anos dedicados à educação.
Parabéns à equipe e a todos os alunos que, brilhantemente, participaram do FIC 2015.

 

Veja Todas as Notícias


   << Voltar

NOTÍCIAS

+

Sistema Solar - Aula STEAM

Com um aplicativo, trabalhamos conteúdos sobre o Sistema Solar onde as características dos planetas são apresentadas em inglês garantindo a interdisciplinaridade da aula STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics / Ciências, Tecnologia, Engenharia...

+

Doces Frações

As frações estão constantemente presentes no nosso dia a dia, basta aprender a vê-las! Em casa, na hora de separar os ingredientes para um bolo, na escola na hora do lanche, dividir um petisco com o amigo, e por aí vai. Foi a partir dessas situaç...

+

Tecnologia Aplicada com blocos de Lego

Os Blocos de LEGO estimulam nas crianças a concentração, coordenação motora, raciocínio lógico e bases de cálculo. Além disso, utilizamos, para obter ainda mais proveito da aprendizagem, a metodologia 4C’s. A constru&c...

+

Planeta Inseto

Saber da importância dos insetos na sustentabilidade ambiental é algo que, para as crianças, merece ser passado de forma lúdica e interativa. Com isso, nossos alunos de Infantil IV e primeiro ano foram ao Instituto Biológico para vivenciar a exposi&cced...

+

As Artes no HWR!

Nosso professor Eros, de Artes, vivencia com seus alunos diversas técnicas e conhecimentos artísticos por meio de diferentes ferramentas e aplicações. Nas fotos, vemos cenários de papel em 3D, para o segundo ano, com base na obra de Paul Gaugui; Ambien...