Projeto Mouse Artt

           A arte em 3D: Games

Objetivos:

Perceber o trabalho que envolve a montagem de uma cena de um jogo 3D. Para realizar esse objetivo, seguem os objetivos específicos:

  • Integrar as áreas de Matemática, Artes e TICs- Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, por meio de atividades de pesquisa de jogos como Lego e/ou Minecraft, utilizando as cenas e os personagens.
  • Despertar o interesse pelo 3D, através do lúdico e explorar os recursos em matemática através da planificação de cubos de papel para criar um cenário.
  • Criar um personagem no papel quadriculado para a montagem da cena. 

Tanto o cenário quanto o personagem serão fotografados, digitalizados e encaminhados para o laboratório de TICs onde os alunos farão uma montagem do cenário com o personagem, tornando-se uma atividade interativa, que propicia o aprendizado;

  • Pesquisar sobre os jogos Lego e ou Minecraft, como foram desenvolvidos, cursos e mercado de trabalho.
  • Desenvolver a parte estética, dentro da criação e exposição dos trabalhos.

Justificativa: 

O tema do projeto foi escolhido devido ao interesse dos nossos alunos. Terão o conhecimento de como o 3D se encontra em várias áreas, desde o design até o software. Acrescentará para o aluno em termos artísticos e técnicos conhecimentos na área de edição de imagens, como: destacar, realçar, colorir, preto e branco, ou seja, funções do pincel, do brush e da cor da imagem. Na questão da estética e da exposição, os alunos pensarão na criação do personagem.

Estratégias e atividades:

Prof.ª Viviane (Matemática)

Em duplas, elaboração da planificação do cubo e criação de cenários em 3D apresentados e confeccionados em um mini curso em sala de aula.

6ºe 7ºanos

·         1º passo – planificar algumas figuras geométricas e transformá-las em 3D

·         2º passo – criar um cenário com todas as peças montadas no passo 1

Todos os anos: 6º ao 9º

·         3º passo - Construir cubos do mesmo tamanho em várias cores

·         4º passo - Montar o cenário com base no Lego e ou Minecraft

·         5º passo - Planificar o cenário 3 D em papel quadriculado

Profª. Eliana Vicente (Artes)

·           Durante as aulas de artes, em duplas, criação do personagem que fará parte do cenário em papel quadriculado.

·           Colorir e inseri-los no cenário criado nas aulas de matemática.

·           Fotografá-los e encaminhá-los para as aulas de TICs para continuidade ao trabalho.

Profª Eliana Ap. Alves (TDICs- Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação)

·         Realizar uma pesquisa sobre Lego ou Minecraft.

·         Pesquisar como se dá a criação e a cena 3D, desde o design até a parte tecnológica. Pesquisar também os cursos e o mercado de trabalho

·         Uma vez concluído o processo da construção do cenário com blocos de papel em matemática e a criação do personagem em artes, as fotografias serão enviadas pelas professoras para o laboratório de TDICs.

·         Nesse momento os alunos farão a montagem do cenário com o personagem, criando a cena.

·         Os alunos utilizaram para edição de imagens: Photoshop (básico) ou softwares similares.

·         Encaminhar para artes, para a revelação do processo completo: fotos em matemática, artes e montagem da imagem em TDICs.

 

Acompanhamento e direcionamento:

Cada professor em sua respectiva área acompanhará cada parte do processo descrito acima, mas também terá a visão total do projeto em parceria com os demais professores.

Avaliação:

Os professores de matemática, artes e TICs atribuirão uma nota para cada trabalho, por aluno.

A média das três disciplinas: matemática, artes e TICs, serão lançadas na planilha de matemática e TDICs

TDICs: Análise da pesquisa e das ferramentas utilizadas. Como ficou o layout, a diagramação, o tamanho da imagem, a criação do aluno, a extensão do arquivo, se atingiu o que foi proposto no projeto inicial e cumpriu o cronograma de trabalho na criação da cena.

Artes: O aluno será avaliado de acordo com sua criatividade, responsabilidade com as datas marcadas, desempenho na montagem dos personagens, exposição e na apresentação oral dos trabalhos.

Matemática: O aluno será avaliado de acordo com sua responsabilidade com as datas marcadas, se cumpriu o que foi proposto no minicurso e correspondeu aos objetivos da formação do cenário e relacionou a planificação no papel quadriculado.

Uso de mídias e tecnologias:

Internet, máquina fotográfica, computadores, software de edição de imagem.

MOVIMENTOS ARTÍSTICOS COM BIOGRAFIA DE ALGUNS PINTORES:

 

          8º ano e 9º ano                                            6ºano e 7ºano

 

- Impressionismo: Claude Monet                      - Tarsila do Amaral

- Expressionismo: Van Gogh                            - Romero Britto

- Renascimento: Leonardo D’ Vinci                  - Candido Portinari              

 - Abstracionismo: Joan Miró

- Surrealismo: Salvador Dali

 

 

  • A Arte em nossas vidas: 9 º ano

 

Aplique seus conhecimentos e desenvolva suas habilidades de apreciar a arte.

 

  •  ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES:

 

- Painéis decorativos: Valentine´s Day (inglês) - Fundamental II

- Acrósticos; (inglês)

_ Colagens criativas de acordo com os livros paradidáticos ( português )

- Scrapook; (inglês)

- Tangran; (matemática)

- Esculturas com polígonos; (matemática)

- Propaganda; (inglês e espanhol)

- Hieróglifo (história)

- Arte Rupestre (história)

- Faixas Gregas (história)

- Máscaras Africanas (geografia)

- Ilustração de poesias (português)

- Árvore com normas e expectativas para 2015 (espanhol- português e inglês)

- Concurso para criação da bandeira do colégio Henri Wallon

 

 

  • FECRIARTE – Luz – Camêra – Ação.

 

4 - METODOLOGIA DE ENSINO:

 

Buscar as formas originais e interdisciplinares de expressão de ideias e opiniões com o grupo, promovendo observações e discussões em que se possa entrar em contato não só com a forma e as linguagens técnicas, mas também com as ideias e reflexões propostas pelas diferentes formas de arte.

O aluno em situações de aprendizagem aprende a ver, observar, ouvir, atuar, tocar e refletir sobre elas.

Cabe ao professor criar atividades para estimular o percurso criador de cada aluno em particular e do grupo, seguindo os níveis de competência e as necessidades internas e externas de cada momento desse processo.

5-RECURSOS TECNOLÓGICOS:

-Internet, jornais, revistas, rádio, TV, máquinas fotográficas, etc.

 

6- AVALIAÇÃO:

- Nas atividades interdisciplinares, avaliando a pontualidade, capricho e apresentação.

 

7- REFERENCIAL TEÓRICO:

- Jean Jacques Rousseau, Jean Piaget, Paulo Freire e Wallon.

 

8- INDICAÇÂO DE LEITURAS PARA OS ALUNOS.

- Apostilas, jornais, internet, livros didáticos, encartes, jornais, etc.

Veja Todas as Notícias


   << Voltar

NOTÍCIAS

+

Bate-papo com a Nutricionista

Nossos pequenos do Integral tiveram um bate-papo com a nutricionista do HWR sobre a quantidade de açúcar “escondida” dentro das embalagens que tanto conhecemos e nos são tão familiares. O espanto se deu quando a quantidade de açúcar ...

+

Aprimoramento Contínuo

Aprimorar-se continuamente faz parte da infindável evolução do ser humano! Nosso encontro de professores do fundamental 1 para fechamento do semestre trouxe reflexões sobre as metodologias aplicadas e uma apresentação da professora Cris Marsi so...

+

Teatro em Inglês

Depois de um grande desafio vem um grande salto evolutivo! Para treinar o idioma Inglês, nossos alunos de oitavo ano encenaram e praticaram o vocabulário com cenas do cotidiano. Entre as cenas escolhidas estão: comprar ingresso no cinema, uma passagem de ônibus...

+

Relaxamento - Integral

Trabalhar a concentração, equilíbrio emocional, percepção dos espaços, do corpo, das sensações, além do estado de presença, é algo que pode ser trabalhado desde cedo! A percepção sobre esses aspec...

+

Vulcão: A Experiência

A melhor maneira de explicar algo que não conseguimos ver facilmente é simulando na prática! Além do conhecimento ser assimilado por associação aos momentos positivos de socialização, outros estímulos são alcançados e tr...